Batizado do Apache foi um sucesso!

|

 Professor Samuka e Instrutor Quick, alunos do M. Apache
Dias 20 e 21 de maio de 2011, a cidade de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, Brasil, tornou-se sem exageros a “capital da capoeira”. Foi alí que aconteceu o Batizado e Troca de Cordas da Associação Cultural Capoeira Movimento, hoje sob a coordenação geral do Mestrando Apache. O evento contou com a presença de vários mestres e alunos das mais variadas cidades: São José do Rio Preto, Botucatu, Araraquara, Goiânia, Guarujá, Novo Horizonte, Talhado entre outras. Na sexta-feira, dia 20 o evento aconteceu no Centro de Treinamento Capoeira Movimento. “Havia muita energia”, disse Apache. Já no dia 21 de maio, o evento foi realizado o dia inteiro e com bastante movimento. “Tivemos uma aula de capoeira de angola ministrada pelo Professor Lagartixa e em seguida foi à vez do Contra-Mestre Curiango do Grupo Cordão de Ouro que agitou a galera com sua aula cheia de axé”, revelou o Mestrando Apache. Leia mais.

Túnel do tempo

|

"Durante a nossa vida:
Conhecemos pessoas que vem e que ficam,
Outras que, vem e passam.
Existem aquelas que,
Vêm, ficam e depois de algum tempo vão-se.
Mas existem aquelas que vêm e se vão com uma enorme vontade de ficar..."  Charles Chaplin


Na foto da esquerda para direita: Mestre Carlos, Boca, Mestre Rodolfo, Mestre Saruê e Mestre Simião.

Luto na capoeira

|

Mestre Peixinho
A Associação de Capoeira Lapinha, através do seu presidente Mestre Carlos, lamenta e sente muito o final da jornada terrena de Mestre Peixinho que serviu de inspiração para tantas pessoas. “É uma perda irreparável, mas o arquiteto do Universo sabe o que faz”, afirma Carlão, como também é conhecido Mestre Carlos. Saiba mais sobre Mestre Peixinho.

Evento de alto nível em Frankfurt

|



Mestre Carlos, da Associação de Capoeira Lapinha, realizou um workshops em Frankfurt na Alemanha, nos dias 13,14 e 15 de maio, junto com o Mestre Mauro da Associação de Capoeira Berimbau. Ao todo foram batizadas mais de 150 alunos do professor Daniel, entre crianças e adultos. E ainda nesse ano de 2011, será realizado mais um evento em setembro só para batizados de adultos. Foram feitos Workshops sexta, sábado e domingo, pelos mestres Mauro, Mestre Carlos e que também contou com a participação do Mestre Formiga da capoeira IBECA. Durante o evento, todos foram agraciados com a promoção do Instrutor Escorpião – que passou para o nível 2 – e dentre em breve ocorrerá sua formatura de professor. No sábado aconteceu uma festa em clube-bar que funciona numa espécie de “barco sobre o rio” e teve roda de capoeira, forró entre outros gêneros. No dia anterior os convidados jantaram em um restaurante e ficaram batendo papo até altas horas. O clima era o melhor possível, com muita camaradagem e amizade. Além desses detalhes, ainda aconteceu demonstrações de frevo e sua história, algo bastante interessante. Indagado pelo blog da Lapinha sobre o evento, Carlão foi enfático: “como sempre, sou muito bem recepcionado pelos alunos e profissionais da capoeira em geral - como professor Daniel, Escorpião, Mestre Mauro. Aqui em Frankfurt a recepção é excelente”.

Workshop em Frankfurt na Alemanha

|

Frankfurt considerada "a menor metrópole do mundo".
Nesse segundo final de semana de maio de 2011, Mestre Carlos da Associação de Capoeira Lapinha, estará em Frankfurt na Alemanha, onde fará um Workshop para o professor Daniel, que é aluno do Mestre Mauro Gomes do Grupo de Capoeira Berimbau, com sede em Campinas no interior de São Paulo-SP. Carlão, como é popularmente conhecido entre seus seguidores e amigos em geral fará um workshop, durante dois dias (sábado e domingo). Em Frankfurt os trabalhos estão sob o comando de Professor Daniel, com a direção geral de Mestre Mauro Gomes. Mauro e Carlão são amigos há mais de 30 anos nesse mundo fantástico da capoeira. Carlão ainda revelou que a prática da capoeira está virando uma verdadeira febre na Europa. E ainda aproveitou para reconhecer e dizer que “quando um trabalho é bem feito, com infra-estrutura, disciplina, hierarquia, tolerância, criatividade, cumplicidade, carisma e vontade os resultados são excelentes. Temos que amar o que fazemos e não só fazer por fazer”, disse. O blog da Associação de Capoeira Lapinha deseja ao Mestre Mauro Gomes do Grupo de Capoeira Berimbau e seus alunos em geral sucesso no evento que acontecerá no próximo final de semana em Frankfurt na Alemanha. Saiba mais sobre a cidade de Frankfurt.

Cordas na Lapinha

|

Mestre Carlos, Presidente da Associação de Capoeira Lapinha, solicitou que todos os membros da Lapinha, procurem estudar e conhecer o significado de cada graduação, conforme está no quadro (foto) ao lado. Dentro do princípio de organização e hierarquia que existe no grupo é imprescindível que cada membro procure dar o melhor de si, inclusive, sobre as cordas. Na vida, todos nós temos limites. Mas também temos poderes e certos conhecimentos para superá-los. Portanto para o capoerista moderno, a superação de seus limites é um grande diferencial na capoeira, por isso é importante, estar por dentro de tudo, inclusive e principalmente das graduações.

Batizado e Troca de Cordas

|

Nos dias 20 e 21 de maio de 2011, acontecerá na cidade de São José do Rio Preto, interior de São Paulo o “Batizado e Troca de Cordas” da Associação Cultural Capoeira Movimento, do Mestrando Apache. Serão dois dias de intensas atividades em prol da capoeira naquela cidade: sexta-feira, dia 20 de maio e sábado, dia 21. Em contato com o Blog da Lapinha, o Mestrando Apache disse-nos, o que espera desse evento tão importante para região: “eu espero estar fortalecendo ainda mais o nome da Movimento aqui na cidade e no meio capoerístico, pois estamos com várias mudanças”, revelou. História: São José do Rio Preto é um município brasileiro localizado no interior do estado de São Paulo. Pertencente à mesorregião e microrregião de mesmo nome, localiza-se a noroeste da capital do estado, distando desta cerca de 454 km. Ocupa uma área de 431,307 km², sendo que 117,43 km² estão em perímetro urbano. A população no ano de 2010, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, é de 408 435 habitantes, sendo então o décimo segundo mais populoso de São Paulo e primeiro de sua microrregião. Interessados em obter maiores informções podem telefonar para (17) 3012-3470 ou (17) 8119-9016 e falar com o Mestrando Apache.

Graduações na Lapinha

|



1. Corda Crua
    Iniciante

2. Corda Crua/Amarela                                 
    Evolução

3. Corda Amarela
    Início do caminho para o amadurecimento. Busca dos conhecimentos e do crescimento. Aproximação.


4. Corda Amarela/Laranja
    Evolução

5. Corda Laranja
    Fase do desenvolvimento de sua capacidade criadora. Intensificação dos aspectos físicos e técnicos. Movimento.

6. Corda Laranja/Roxa
    Evolução

7. Corda Roxa
    Começa a se empenhar em fazer as coisas com mais perfeição, orientado para pesquisa em busca de mais conhecimentos. Respeito.

8. Corda Cinza
    Avaliação

GRADUADO

9. Corda Verde
    Começa a tomar conhecimento, no intuito de se aperfeiçoar, em moldar sua personalidade capoeiristica. Aumento as responsabilidades do conhecimento. A floresta: onde tira forças da natureza para a solidificação de seu trabalho. Esperança.


INSTRUTOR

10. Corda Azul/Marrom
       Mente equilibrada e disciplinada. Mar: mostra-se um profundo conhecimento da imensidão do caminho a percorrer. Busca da temperança e do equilíbrio. Lealdade.


PROFESSOR

11. Corda Marrom
       Autovalorização. Amadurecimento, consciente das responsabilidades para com a capoeira e com seu grupo. Desenvolvimento do próprio trabalho. Constância.

12. Corda Marrom/Roxa
       Evolução

CONTRAMESTRE

13. Corda Vermelha
      Sangue do negro derramado. Simbolizando a vida. Vida própria.

14. Corda Vermelha/Branca
       Evolução

MESTRE

15. Corda Branca
       Sabedoria
       Justiça
       Conservador e transmissor da tradição.
       Exemplo
 
                           INFANTIL ATE OS 16 ANOS

1. Corda crua
2. Corda Crua com pontas Amarela
3. Corda Crua com pontas Laranja
4. Corda Crua/Amarela
5. Corda Crua/Amarela com pontas Amarela
6. Corda Amarela/Laranja
7. Corda Amarela/Laranja com pontas Laranja
8. Corda Crua/Roxa
9. Corda Crua/Verde
10. Corda Crua/Azul
11. Corda Azul/Amarela
12. Corda Azul/Laranja
13. Corda Azul/Roxa

Como Uma Onda

|

Nós precisamos ficar sempre atentos, em alerta, pois o tempo não pára e tudo passa muito rápido. É como disse Mestre Carlos ao Blog da Lapinha: "Como eram diferentes as coisas...". Pura verdade! Isso nos faz lembrar da música "Como Uma Onda" de Lulu Santos, que diz:


Nada do que foi será
De novo do jeito que já foi um dia


Essas fotos são do ano de 1979.
Tudo passa
Tudo sempre passará

A vida vem em ondas
Como um mar
Num indo e vindo infinito

Tudo que se vê não é
Igual ao que a gente
Viu há um segundo
Tudo muda o tempo todo
 No mundo




 

©2011 Associação de Capoeira Lapinha - Mestre Carlos | Template Blue by TLP